segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Conhecendo Mais Sobre a (Seita Test.de Jeová)

Da Redação

O pastor MS é hoje uns dos principais consultores teológicos do Instituto Cristão de Pesquisas - ICP. Natural de Belo Horizonte teve uma infância marcada pelas heresias pregadas pela seita Testemunhas-de-Jeová. Sua família é de origem evangélica. Entretanto, após a morte de sua avó seus familiares se tornaram membros das testemunhas-de-jeová. Aos seis anos de idade já fazia parte dos grupos de publicadores (membros que distribuem as literaturas de casa em casa) e assim permaneceu sendo manipulado até os 24 anos, quando abandonou o movimento. Atualmente todo seu talento como pastor e teólogo apologista é voltado para esclarecer a igreja sobre o oculto ensinado por este grupo religioso que tem feito uma lavagem cerebral em muitos em todo mundo.Veja entrevista que segue.



------------------------------------------------------------------------

Defesa da Fé - Como se deu seu crescimento hierárquico dentro do Salão do Reino?

MS -
Que eu me lembre, antes mesmo de começar a falar, meu pai já me ensinava os argumentos das testemunhas-de-jeová. Onde irão morar os 144 mil, perguntava ele, e no mesmo instante eu apontava o dedo mostrando para o céu. Aos seis anos de idade já fazia parte do Salão do Reino, tinha carteirinha e era um membro ativo, saía periodicamente distribuindo literaturas, revista Despertai,revista Sentinela etc.. O envolvimento que tive foi além do que um membro comum.Cheguei a ser um ministro em tempo integral.


Defesa da Fé - O que é ser um ministro em tempo integral, é uma espécie de missionário como nós conhecemos?

MS -
Sim é um missionário, mas local. Dois anos antes de sair das Testemunhas-de-Jeová, trabalhei em um salão de assembléia no interior de Minas Gerais, onde atuava na administração que comportava cerca de cinco mil pessoas possuindo infra-estrutura completa, refeitórios, cozinhas etc.


Defesa da Fé - Qual o propósito desse prédio?

MS -
Esses locais são para os congressos que acontecem anualmente. As assembléias formam-se por meio dos circuitos e distritos. Para formar estes distritos é necessário ter cerca de 10 circuitos. Cidades como São Paulo e Belo Horizonte possuem vários distritos. Os distritos facilitam as visitas do superintendente que, por sua vez, faz 48 visitas durante o ano. Há uma grande diferença entre Salão do Reino e Congregação. Salão do Reino é onde os membros se reúnem, Congregação é um conjunto de pessoas, que podem se reunir no mesmo salão em horários diferentes.


Defesa da Fé - Como funciona a hierarquia das Testemunhas-de-Jeová?

MS -
Existem duas hierarquias dentro da seita. A hierarquia congregacional, composta por publicador, servo ministerial e ancião. E também a hierarquia de ministros de tempo integral composta por pioneiro, família de Betel, supervisor de circuito, superintendente de distrito, superintendente de filial, superintendente de zona e corpo governante. Este modelo hierárquico é mundial.


Defesa da Fé - Diante desta organização religiosa qual era o sentimento em relação a sua fé?

MS -
Sentia-me confortável e amparado, sabendo que havia um canal que me trazia tudo preparado. Usávamos a seguinte expressão: "que a Bíblia é a nossa despensa e o corpo governante prepara esse alimento e não se importa até mesmo de mastigá-lo para nós". Julgávamos que éramos incapazes de ir até a Bíblia e por isso confiávamos em nossos superiores que nos davam tudo pronto. O sentimento de conforto que há entre os fiéis das testemunhas-de-jeová proporciona uma dependência espiritual fazendo que o adepto espere as soluções por parte do Corpo Governante.


Defesa da Fé - Qual era o sentimento para com as pessoas que não eram membros das Testemunhas-de-Jeová?

MS -
O sentimento é diferente do que se tem no meio evangélico. Os cristãos têm paixão pelas almas, já os Tjs, não. Eles são ensinados que a salvação é para aqueles que possuem condição de adquirir conhecimento. Eles nunca irão abordar alcoólatras, viciados e outros nesta situação, pois julgam que estes não têm condição de galgar tal conhecimento sobre a Bíblia ou sobre Jeová, seu pensamento é apenas racional. A partir dos anos 80, o Corpo Governante estabeleceu uma ordem que determinava que no período de um ano de ensino se a pessoa não se posicionasse a favor do batismo, ela deveria ser simplesmente abandonada e isso observado até hoje.


Defesa da Fé - Existe liberdade para descordar dos ensinos ou ninguém contra argumenta as doutrinas?

MS -
Temos de considerar o ponto de vista com o qual o estudante é treinado para não fazer perguntas. Outra coisa, quando eu ensinava o grupo de estudo e era submetido a uma pergunta inesperada, dizia que seriam consideradas mais tarde e que Jeová esclareceria conforme o tempo. Enfatizávamos aos membros que o valor de descobrir o nome de Jeová já é um enorme passo. Criticávamos o dizimo para minimizar o caráter da seita que eles tinham abandonado e muitas vezes ignorávamos o pesado trabalho ao qual nos submetíamos nas construções dos Salões do Reino, tudo isso sem remuneração. Em outra perspectiva os adeptos são estimulados a fazer aquilo que Jeová ordena por intermédio do Corpo Governante.


Defesa da Fé - Como são encaradas as novas revelações e falsas profecias não cumpridas?

MS -
Quando uma luz revelada fracassa, ela é maquiada.As profecias são vistas pelos adeptos como luz e assim, nada é definitivo. A organização coloca suas crenças de forma progressiva. Dizem que se uma luz fracassou, Jeová trará outra com o objetivo de esclarecer seus desígnios. O interessante neste método é que a organização estará sempre errada no passado e sempre certa no presente. O membro fica aprisionado neste raciocínio e aceita as mais contraditórias mudanças com a maior normalidade.


Defesa da Fé - Quais são as maiores resistências que a seita encontra?

MS -
São várias! Mas, a principal é a questão do sangue. As pessoas têm medo de engajarem na seita, pois o medo de perderem um filho ou outro ente querido por não poder fazer transfusão sangue é grande. Nós simplesmente não retrucávamos, mas incentivávamos aconselhando os estudos preparados pelo Corpo Governante, pois desta forma, certamente um dia Jeová esclareceria a questão. A outra resistência sem dúvida é o incomodo que os publicadores fazem ao bater de casa em casa.


Defesa da Fé - É oportuna uma reportagem de capa abordando a questão sobre a transfusão de sangue?

MS -
Sim, é muito oportuna e eficaz.


Defesa da Fé - Por quê?

MS -
Porque no mês de janeiro começa o convite da parte deles para a comemoração da morte de Cristo em abril. É adequado alentar que este convite é feito para toda a comunidade é bom entender que a aceitação ao convite é uma pré-lavagem cerebral.


Defesa da Fé - Na época em que era testemunha-de-jeová você converteu algum evangélico para a seita?

MS -
Infelizmente sim, nós utilizávamos o lado mais fraco dos evangélicos. Trindade, inferno, deidade de Cristo e outras questões que achávamos que a pessoa não conheceria. Enfim investigávamos a fundo o que a pessoa acreditava e quais eram suas dúvidas.


Defesa da Fé - Sabendo que as Testemunhas-de-Jeová não lêem outras publicações além do que é fornecido pela Sociedade Torre de Vigia perguntamos: se por ventura algum membro guiado pelo Espírito Santo vier a ler a Edição da DF de janeiro, qual seria o conselho que o pastor daria a esta pessoa?

MS-
Pediria uma reflexão da parte dela e perguntaria o que é salvação para ela. Orientaria a ler o evangelho de João. Falaria ainda mais dizendo que a salvação do homem é por meio do sacrifício de Jesus na cruz e só ele é o mediador entre Deus e os homens.


Defesa da Fé - Qual o recado que você deixa ao leitor da revista?

MS -
Que seja um estudante da Palavra de Deus, sendo sábio para enfrentar as sutilezas das seitas que são contrarias a Bíblia. Leiam a Bíblia e peçam orientação do Espírito Santo, pois certamente Ele dará. Deus abençoe vocês de todo o Brasil!

Um comentário:

  1. Lamento discordar ....já fui estudante e fazia várias perguntas. Nunca fui impedida de perguntar. Quando a pessoa que me dava ensino bíblico não sabia as respostas, prometia que verificaria com outros que tinham mais conhecimento para sanar minha dúvida. Quando não sabiam a resposta para perguntas do tipo : de onde veio Deus ?? humildemente respondiam que não sabiam a resposta pois ela não estava na bíblia.
    OBS. : NÂO SOU TJ E NÃO TENHO RELIGIÃO.

    ResponderExcluir